Usados desde a antiguidade em rituais de cura, os cristais vêm se popularizando nos dias de hoje. Celebridades como Victoria Beckham e Kim Kardashian acreditam nos seus poderes para afastar a negatividade e restabelecer o equilíbrio.

Usar na decoração de casa ou colocar na bolsa são exemplos de como eles podem ser usados. Mas existem outras formas também. O Espaço Kurma, spa integrado de beleza, saúde e bem-estar, oferece a Cristaloterapia. É uma técnica que utiliza os cristais em diversas formas e tamanhos como amplificadores de energia para promover o desbloqueio dos chacras – os sete centros de energia vital localizados no corpo.

Segundo a esteticista Sueli Szterling, sócia do Kurma, as pedras preciosas e semi-preciosas são colocadas no corpo de acordo com o chacra correspondente. Mexendo os cristais cuidadosamente, é possível canalizar as forças energéticas e agir profundamente no processo de cura. “Isso é possível, pois os minerais fornecem vibrações de alta frequência que conseguem ser recebidas pelo corpo”, diz ela.

Os cristais desbloqueiam, liberam e reequilibram energias e emoções, aliviando sintomas negativos ou aflorando memórias e sensações importantes para o desenvolvimento pessoal. “Cada um deles tem objetivos específicos, mas no geral todos abrem os canais intuitivos, fortalecem, harmonizam e trazem amor para a vida de quem os utiliza”, afirma Sueli.

Exemplo de algumas pedras utilizadas e seus benefícios:

Água-marinha

Desenvolve a tolerância e a comunicação nos relacionamentos, desbloqueando as emoções e equilibrando o sistema nervoso.

Hematita

Energética, a pedra dá força, coragem e protege contra a negatividade. Fortalece os órgãos purificadores do sangue (rim, fígado e baço).

Lápis-lazúli

Estimula o contato com o mundo inconsciente e os processos psíquicos. No plano físico, auxilia o sistema respiratório.